Encerramento do ano litúrgico reúne fiéis na tradicional Festa de Cristo Rei em Três Pontas

Escrito em 24/11/2025
Equipe Positiva

O domingo chuvoso de 23 de novembro foi marcado por fé, oração e louvor em Três Pontas, com a celebração da Festa de Cristo Rey, que em 2025 completa 30 anos no município. Mesmo com as mudanças ao longo das décadas — quando o evento, que antes atraía jovens e fiéis de várias cidades da região, passou a reunir principalmente a comunidade local — a força espiritual da festa permanece viva e renovada.

Organizada pela Renovação Carismática Católica (RCC), a celebração no Ginásio Poliesportivo Delvo Corrêa, envolveu as três paróquias do município — Santuário Nossa Senhora d’Ajuda, Paróquia Nossa Senhora Aparecida e Paróquia Nossa Senhora das Graças. Este ano, a programação ganhou reforço especial com a presença das irmãs da Congregação Mensageiras do Espírito Santo de São Paulo (SP) e com a animação do grupo musical Oráculo do Senhor, que preparou um repertório pensado para fortalecer os participantes na fé e no propósito do Evangelho que marca o encerramento do ano litúrgico da Igreja.

As jovens irmãs carmelitas Luana e Daiane tiveram participação marcante no encontro. A irmã Luana destacou a profundidade espiritual da data. “Esta festa representa muito para nós. É uma solenidade que encerra o tempo comum, mas que deve ser celebrada todos os dias da nossa vida. Não é só hoje: as pessoas devem vir à Igreja e proclamar que Jesus é o Rei do Universo. Se todos os dias afirmarmos que Deus reina em nossas vidas e em nossos corações, estaremos vivendo plenamente o sentido desta celebração”, afirmou. Ela lembrou ainda que, em 2025, a Igreja celebra os 100 anos da instituição da Festa de Cristo-Rei, criada em 1925 pelo Papa Pio XI para reafirmar a centralidade de Jesus na vida dos cristãos.

Natural de Varginha, a irmã Daiane reforçou a mensagem espiritual da festa. “Jesus deseja ser o Rei não apenas da nossa vida, mas também da nossa história. Ele quer curar nosso coração e realizar muitas graças. Este é um momento de oração e cura. Deus não se vence em amor e generosidade; Ele está sempre transbordando graças sobre nós”, disse a religiosa.

O encontro foi encerrado com a Adoração ao Santíssimo Sacramento e uma missa solene celebrada pelo padre Alexandre Mancilha, pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida. Em sua reflexão, o sacerdote lembrou o significado profundo da data: “A Festa de Cristo-Rei encerra o ano litúrgico da Igreja, sendo celebrada um domingo antes do Advento. É o momento em que proclamamos que Jesus é o Rei do Universo e o centro de nossa fé”.

Com 30 anos de tradição em Três Pontas e 100 anos de história na Igreja Católica, a Festa de Cristo-Rei segue sendo um marco de renovação espiritual, reafirmando a soberania de Cristo e o chamado para que cada fiel coloque Jesus no centro de sua vida.

.