CMEI Professor Mário Fernandes é destaque nacional em projeto de educação alimentar

Escrito em 21/01/2026
Equipe Positiva

O Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Professor Mário Fernandes de Carvalho, de Três Pontas, foi vencedor da 7ª edição da Jornada de Educação Alimentar e Nutricional (EAN), realizada pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), autarquia vinculada ao Ministério da Educação (MEC).

Três Pontas esteve entre os 20 municípios com as melhores experiências selecionadas em todo o país. Ao todo, participaram 2.800 escolas inscritas, que enviaram cerca de 3.500 relatos de atividades de educação alimentar e nutricional, avaliados por meio de um rigoroso processo de seleção.

O projeto do CMEI Professor Mário Fernandes foi coordenado pela diretora Ane Elize Girardello Lopes, pela vice-diretora Adriana Aparecida de Lima Adão e pela nutricionista Cíntia Araújo Machado, com a participação de membros da Associação de Agricultores Familiares, da equipe da cozinha, professores e das crianças do segundo período da educação infantil, que executaram o projeto na prática.

A proposta consistiu na elaboração de um prato especial utilizando ingrediente surpresa da agricultura familiar, cenoura. Os alunos foram divididos em equipes e cada grupo deveria escolher um prato que compunha o elemento surpresa para compor o prato do “Mini Master Chef”.

Presente no cotidiano do cardápio da rede municipal, a cenoura possibilitou que as equipes desenvolvessem receitas criativas e inovadoras, com potencial para futura incorporação ao cardápio da alimentação escolar, após a padronização da receita e elaboração da ficha técnica.

Após a revelação do ingrediente surpresa, as equipes tiveram um período para planejar os pratos a serem preparados. Cada grupo deveria elaborar três pratos idênticos e, para isso, dirigiu-se simbolicamente à feira livre, onde adquiriu, de forma fictícia, a cenoura e os demais ingredientes necessários, utilizando dinheiro de brincadeira.

Concluída essa etapa, todas as equipes seguiram para a cozinha, onde iniciaram o preparo das receitas, obedecendo rigorosamente às normas de higiene. As crianças utilizaram toucas para proteção dos cabelos e realizaram corretamente a higienização das mãos. Cada equipe teve uma hora para finalizar e apresentar o prato aos jurados, representados pelos agricultores familiares.

Durante todo o processo, as equipes contaram com o acompanhamento da nutricionista Cíntia Araújo Machado, que orientou, fez questionamentos sobre as propostas dos pratos e auxiliou sempre que necessário. Todas as atividades seguiram as orientações da Vigilância Sanitária para a manipulação de alimentos. O espírito da ação foi marcado pela cooperação, e não pela competição, com as equipes se apoiando mutuamente, reforçando o caráter educativo e integrador da atividade.

Os pratos foram apresentados aos jurados, que degustaram e avaliaram as preparações de cada equipe. Em comum acordo, foi eleito o prato favorito do “Mini Master Chef”, considerando critérios como criatividade, sabor e utilização adequada do ingrediente surpresa. Apesar da escolha de um vencedor, todos os pratos apresentados poderão futuramente compor o cardápio da alimentação escolar.

O prato vencedor foi o da equipe B: uma lasanha de berinjela com molho branco e molho vermelho fresco de tomate, preparada com diversos temperos caseiros, berinjela em fatias, queijo muçarela, acompanhada de tomate-cereja, arroz e o ingrediente principal, a cenoura, transformada em uma farofa com toque adocicado de banana. A farofa foi elaborada com ovos, farinha de milho, cebola em rodelas, cenoura ralada e banana em fatias, finalizada com cheiro-verde. Para acompanhar, foi servido suco de laranja batido no liquidificador com cenoura crua ralada.

A escolha do prato vencedor foi considerada uma tarefa desafiadora para os jurados, devido à qualidade, criatividade e dedicação demonstradas por todas as equipes participantes.

Avaliação criteriosa

A avaliação geral dos projetos da Jornada de EAN foi conduzida por uma Comissão Avaliadora composta por oito bolsistas de mestrado e doutorado, vinculados ao projeto “Alimentação Escolar Nota 10”. A comissão analisou os relatos com base em critérios como originalidade, relevância para a comunidade escolar, alinhamento às diretrizes do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), uso de metodologias participativas, envolvimento de nutricionistas, parcerias estabelecidas e qualidade da redação.

As experiências selecionadas irão compor o livro oficial da edição da Jornada de EAN e representam práticas exitosas desenvolvidas no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar. As iniciativas evidenciam como a educação alimentar e nutricional pode fortalecer vínculos, valorizar saberes locais, incentivar hábitos alimentares saudáveis e integrar escola, território e políticas públicas. A entrega da premiação será feita ainda em data a ser marcada pelo Ministério da Educação. A iniciativa reforça a preocupação do Município com a qualidade da alimentação oferecida às crianças dos CMEIs e das escolas municipais, unindo educação, saúde e políticas públicas.

O livro da Jornada de EAN tem como objetivo inspirar novas ações em todo o país, contribuindo para a consolidação de uma cultura alimentar saudável nas escolas públicas brasileiras.

Cada uma das 20 escolas selecionadas receberá uma premiação no valor de R$ 10 mil, como forma de reconhecimento e incentivo às ações desenvolvidas. Os recursos são provenientes do projeto “Alimentação Escolar Nota 10: Formação e Valorização de Merendeiras e Nutricionistas”, realizado em parceria entre a Itaipu Binacional, o FNDE, o Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) e a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Extensão, Pesquisa, Ensino Profissionalizante e Tecnológico (Fadema).

.